
SER UMA EMPRESA RESPONSÁVEL
Realidade
Adoptar uma postura ecológica – incorporando questões ambientais na estratégia, por exemplo – significa gastar dinheiro.
No entanto, os custos inerentes ao descuido com o ambiente são substancialmente maiores que o investimento em políticas sustentáveis, ignorar essa realidade é comprar problemas no futuro.
Porquê mudar
Adoptar uma estratégia com preocupações ambientais deixou de ser sinônimo de uma indulgência que não tem reflexos nos resultados de uma empresa, nem de uma medida “de fachada”, com poucos efeitos para a preservação do planeta a longo prazo.
Cada vez mais se rejeita a ideia de que não existem oportunidades nem possibilidade de crescimento para uma empresa com consciência ambiental.
Apesar da turbulência económica do início do século 21, ficou uma lição: os líderes actuais são organizações que adoptaram políticas ambientais sérias – e lucraram.
Abrindo caminhos
Diante da mudança no cenário do comércio internacional e da ampla insegurança em relação ao futuro, a migração para uma postura ecológica pode parecer ousada demais, no entanto as empresas de maior sucesso tomaram a decisão de se reformular de modo a acentuar a actuação ambiental e melhorar a sua imagem no mercado, conseguindo economizar dinheiro e ainda proteger-se contra eventuais danos ambientais.
Empresas como a Pelamis – que produz energia a partir das ondas – e a Toyota – autora do projecto e desenvolvimento de motores flex que a destacaram no setor automobilístico – são exemplos de nomes que estão a abrir o caminho e desta forma mostrar oportunidades para futuro.
Um passo à frente
Em todo o planeta, começam a ser implantadas ou aprimoradas regulamentações que deixam claro que as organizações que causam danos ao ambiente estarão sujeitas a multa ou terão actuação restrita.
Aumentam, também, as exigências por transparência, o que significa que será cada vez mais difícil omitir ou branquear posturas pouco éticas ou práticas que prejudicam o planeta.
Além disso, da mesma forma como os investidores tendem a fugir de empresas com histórico de saúde financeira ou de segurança pouco confiável, também as organizações poluentes ou sem consciência ambiental serão deixadas de lado pelos mercados.
Quem já tiver tomado as medidas para entrar no “caminho verde” terá mais hipóteses de sair na frente.
Motivos para se tornar uma empresa verde
A adopção de estratégias sérias e realmente voltadas para uma postura ecológica tende a aumentar a eficiência e os lucros da organização:
• O não preenchimento de critérios ambientais pode excluir a empresa em diversos contratos, às vezes até de negociações com o governo.
• Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que quase metade dos jovens profissionais não pretende aceitar propostas para trabalhar em empresas de atuação pouco ética.
• Medidas verdes, como o estímulo para que os profissionais trabalhem em casa, muitas vezes geram ganho na produtividade das equipas.
• A adopção de práticas ambientais sustentáveis pode resultar no corte de custos e aumento dos lucros.
Pressão do consumidor
Um dos argumentos decisivos para as organizações que se querem tornar verdes, é a opinião do consumidor.
Pesquisas sobre a sustentabilidade e a preocupação ambiental revelam preferência e aumento da procura por produtos de fabricantes vistos como responsáveis ou adeptos de práticas sustentáveis.
Num estudo, mais de 25% dos consumidores declararam não comprar produtos de empresas que prejudicam o ambiente.
Quem convencer o consumidor de que o dinheiro gasto com a compra de seus itens não prejudica o planeta vai encontrar um mercado receptivo.